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A importância do Marketing Digital em 2018

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A importância do Marketing Digital em 2018

Quem quer ser visto e conhecido na internet reconhece a importância do marketing digital.

Como é que se posiciona na web? Quais são as suas estratégias e ações para chegar ao público-alvo e atrair a sua atenção?

Se não tem ainda essas respostas, não se preocupe.

A importância do marketing digital para o crescimento das empresas não aparece apenas na visibilidade, mas também nos seus resultados financeiros e é sobre isso que iremos falar a partir de agora.

1. Garanta uma forte presença na internet

É clara a importância de investir em marketing digital e garantir uma presença forte e ativa no mundo virtual, não acha?

Pois com o avanço da tecnologia e com pessoas com fácil acesso à internet, os mecanismos de buscas, como o Google, têm se tornado um dos principais meios para encontrar respostas a dúvidas que tenham.

Logo, investir no marketing digital é essencial para que os seus clientes e possíveis clientes consigam encontrá-lo em qualquer momento, tanto através dos mecanismos de pesquisa como nas redes sociais.

Um site com domínio próprio também é imprescindível para facilitar a comunicação entre a sua empresa e o seu público.

2. Construir uma audiência qualificada

 

Nesse contexto, o marketing digital deve ser encarado como um forte aliado do processo – e não como um obstáculo.

Quando é bem planeado, as estratégias e ações têm um alto poder para atrair usuários que estejam realmente interessados e tenham afinidade com o produto/serviço que a empresa tem para oferecer. Assim, torna-se capaz de agir sobre eles até conseguir fidelizá-los por completo.

O importante é que faça sempre um acompanhamento a partir do momento em que é contactado pela primeira vez, evitando algum desagrado com a empresa. Ao mesmo tempo, permite estabelecer uma boa relação com o cliente.

Realizar uma pesquisa com os seus consumidores é um importante passo para criar buyers personas, que representam o perfil ideal de clientes que deseja para o seu negócio.

3. Falar com o público certo na hora certa

Além de ajudar a construir uma base de contatos qualificada, o marketing digital possibilita que faça a interação no momento certo, dialogando com o alvo exato.

Por outras palavras, é um método muito mais permissivo do que invasivo, pois possibilita um grau de segmentação muito mais assertivo do que as mídias offline.

Já no marketing digital, é totalmente diferente. Como mencionamos no tópico anterior, é possível criar listas de contatos de acordo com os seus interesses e direcionar as ações para que os atinjam no momento certo. Sem contar que o marketing digital facilita bastante a compreensão do comprador no funil de vendas.

Isso ajuda a criar afinidades e a estimular a confiança.

 

4. Destacar-se perante a concorrência

 

Mesmo com a grande quantidade de empresas em Portugal, são poucas as que investem massivamente nestas estratégias.

Porém, essa realidade está a começar a mudar. Os empreendedores estão a começar a perceber a importância do marketing digital. Para ter uma noção, 68,9% das empresas pretendem adotar estratégias de marketing de conteúdo para o próximo ano, e estamos a falar de apenas uma das possibilidades.

O interessante do marketing digital é que permite que as pequenas e médias empresas consigam concorrer com as grandes empresas. E considerando o atual cenário económico, é uma saída para que esses negócios continuem a crescer e a destacar-se no mercado mesmo com um baixo investimento.

Uma empresa que não possui um site, nem uma página no Facebook e não produz conteúdo que agregue valor, dificilmente vai ser encontrada pelos consumidores e, muito menos, ganhar a sua preferência no momento da compra.

 

5. É mais barato do que investir em publicidade tradicional

Como mencionamos há pouco, mesmo com um baixo custo de investimento, é possível avançar com o seu negócio, desempenhando o marketing digital da forma correta.

Graças às excelentes ferramentas disponíveis para montar um plano de marketing, consegue alcançar um alto poder de segmentação, personalização e otimização do conteúdo/site para ser encontrado e conquistar clientes. No entanto, não significa que o marketing digital seja gratuíto.

6. Marketing de conteúdo converte

 

O conteúdo é a moeda de troca do marketing digital!

A partir do momento em que a sua empresa passa a criar conteúdo relevante e atrativo para o público, tudo muda. Notará que converter um visitante num lead ou até mesmo num cliente não é tão difícil como parecia.

Desde que a estratégia seja bem segmentada, o marketing digital oferece maiores possibilidades de conversão.

Através do marketing digital, poderá contactar os clientes a qualquer momento, em vez de incomodá-los com várias chamadas telefónicas. Está ao seu alcance atingi-los de forma online.

Basta enviar um e-mail e deixá-los executar alguma ação no seu site, como fazer uma compra, assinar uma newsletter ou baixar um e-book, por exemplo.

 

7. Pode mensurar os resultados com precisão

Da mesma forma que o marketing digital facilita a compreensão sobre o seu público, os seus objetivos e desafios, também qualifica a mensuração dos resultados e a otimização do que for necessário na campanha.

A maior parte do marketing tradicional não consegue fornecer dados concretos sobre os resultados das ações.

Já no marketing digital é outra história, as ferramentas disponíveis fornecem resultados precisos, e esse cenário mensurado pode dar-lhe um panorama completo. Através dele, pode escolher as ações necessárias para melhorar o seu desempenho.

Utilizando boas ferramentas, consegue saber quantas pessoas clicaram num certo link ou até mesmo, se aquele e-mail gerou alguma venda através de alguma UTM tag.

 

Quais são os canais online que pode explorar para a sua estratégia de marketing digital

 

Tráfego orgânico (SEO)

Cerca de 84,7% das pessoas utilizam a pesquisa orgânica no Google para retirar informações e conteúdos. Entre elas, uma pequena quantidade costuma passar para a segunda página dos resultados da pesquisa, ou seja, precisa que a sua empresa e o seu blog apareçam já na primeira página da pesquisa.

Para conseguir essa boa colocação no Google, é imprescindível que produza conteúdo otimizado para SEO ou dedique tempo para aplicar boas práticas de SEO nas páginas do seu site.

E-mail marketing

As ferramentas de e-mail marketing estão a cada vez mais evoluídas e possibilitam uma comunicação mais íntima e pessoal com o cliente. Hoje, oferecem muitas formas de personalização, o que acaba por criar uma identificação positiva com a marca.

Para aumentar ainda mais a confiança entre as empresas e os clientes, é interessante que os e-mails sejam assinados por alguém que efetivamente represente o negócio. Isso humaniza a comunicação e causa uma ótima impressão.

Redes Sociais

São uma boa forma de dialogar com os clientes, divulgar o conteúdo produzido, oferecer cupões de promoções online, estimular o crescimento da audiência, entre outras possibilidades.

O ideal é identificar quais as mais utilizadas pelo público que quer atingir e marcar presença. Certifique-se de que as suas mensagens e anúncios falam a mesma língua do seu cliente.

Porque é que a presença digital é imprescindível nos dias de hoje?

 

 

Quando o marketing digital é bem feito, seja nas redes sociais, nas práticas de SEO ou no e-mail marketing, as hipóteses de ter um cliente satisfeito e criar um relacionamento duradouro são bem maiores.

E um cliente satisfeito significa que, além da possibilidade de compras futuras, a divulgação gratuita que ele faz do seu produto para amigos e familiares acaba por gerar novos clientes e novas receitas.

Marketing digital vs. Marketing tradicional

 

Como deve ter reparado, existem claras diferenças entre o marketing digital e o marketing tradicional.

No primeiro caso, a empresa tem a possibilidade de construir uma audiência qualificada, que está ali porque realmente se identifica com ela.

Além disso, pode entregar a mensagem certa na hora certa, aumentando as hipóteses de conversão e de ganhos financeiros.

Já no segundo caso, além de ser bastante invasivo, o marketing não costuma conversar muito bem com a geração mais jovem.

Sem contar que exige um alto investimento em estratégias que dificilmente conseguem fornecer dados exatos do retorno sobre o investimento das ações, ou seja, torna-se difícil de precisar o que está a funcionar ou não em tempo real.

Conclusão

 

Existem incontáveis clientes com potencial à sua procura no universo digital. E se havia dúvidas sobre de como localizá-los e conversar com eles, este artigo trouxe as respostas que precisava.

A importância do marketing digital é inegável e cresce a cada dia mais.

Que tal começar agora mesmo?

Boa sorte na sua estratégia!