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4 Ps do marketing: O produto certo, no lugar, no preço e no momento certo

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4 Ps do marketing: O produto certo, no lugar, no preço e no momento certo

Os 4 Ps do marketing são um fenómeno do marketing muito raro de acontecer.

Os 4 Ps do marketing – também chamados de marketing mix – é uma das estratégias atemporais. Uma das poucas que conseguiram sobreviver ao longo do tempo.

Os 4 Ps do marketing estão na base da sua estratégia. Por ser um conceito básico, muitos empreendedores tendem a ignorar. E a tendência é que ignore também, mas não confunda, quando digo básico, não significa que seja um conhecimento sem importância, mas sim, que está na base, na espinha dorsal, na alma do marketing.

São os 4 Ps que fazem com que a sua marca se mantenha firme e forte no mercado, com a segurança para atravessar qualquer crise.

Neste artigo vai entender quais são os 4 Ps do marketing e como utilizá-los a seu favor de forma a ter resultados incríveis para o seu negócio. Decorar apenas os 4 Ps não o vai ajudar a trazer os melhores resultados para o seu negócio.

No fim deste artigo estará preparado para aplicar esta estratégia que muitos tendem a ignorar.

 

Primeiro de tudo: o que é marketing?

Marketing é um conjunto de ações cujo o objetivo é gerar visibilidade. Podem beneficiar delas, empresas e marcas, assim como os seus produtos e serviços.

O marketing, muitas vezes, traduz-se pela simples presença de uma marca na mente do consumidor.

Assim, quando a necessidade de compra surgir, é dela que o cliente se irá lembrar prioritariamente.

O marketing também está relacionado com a reputação de uma empresa, a sua credibilidade no mercado e a autoridade que possui sobre aquilo que se propõe a fazer.

 

O que são os 4 Ps do marketing?

Os 4 Ps significam preço, produto, promoção e posição.

Quando estes 4 estão equilibrados, a sua empresa tende a crescer e a conquistar o público.

 

P de Produto

Aqui trata-se de encontrar o produto certo. Um produto certo é aquele que atende às necessidades dos seus clientes.

Para encontrar esse produto, poderá realizar pesquisas que identifiquem as necessidades dos seus consumidores, para entender se o seu produto vai resolver essas dores e objeções.

Feita esta análise, pode melhorar o seu produto de diferentes formas, como a variedade, o design, a embalagem, a qualidade, ou oferecendo o produto em diferentes tamanhos. Estes são alguns exemplos de mudanças que tornar o seu produto mais forte no mercado.

Existe uma lista de perguntas que o podem ajudar a encontrar ou a melhorar o seu produto:

  • O que é que o cliente quer do produto? Que necessidades o satisfaz?
  • Quais são os recursos que ele tem para atender a essas necessidades?
  • Como e onde o cliente irá usá-lo?
  • Como ele se diferencia dos seus concorrentes?

 

P de Preço

O segundo dos 4 Ps do marketing é o preço. Definindo de forma simples, consiste no valor que um cliente está disposto a pagar por um produto.

O preço está diretamente ligado a quanto o consumidor acha que o seu produto custa.

Ele influencia toda a maneira como comunica com o seu cliente.

Perguntas que o podem ajudar a definir o preço:

  • No seu mercado, uma pequena queda no preço irá aumentar a sua participação no mercado?
  • Como é a prática de desconto oferecida pelos seus concorrentes neste mercado?
  • Como está o seu preço em comparação ao dos seus concorrentes?

 

 

P de Posição

A posição refere-se à acessibilidade do seu produto aos consumidores. Para tomar decisões sobre o lugar, deve entender onde os seus clientes e possíveis clientes compram o seu tipo de produto.

Perguntas que o podem ajudar a encontrar a melhor posição:

  • Onde é que os consumidores procuram o produto/serviço?
  • Os consumidores procuram uma loja especializada ou um lugar mais geral, como um supermercado?
  • É mais voltado para e-commerce?
  • Em quais posições estão situados os seus concorrentes?

 

P de Promoção

Aqui não tem nada a ver com os descontos que vai dar. Não se trata dessa promoção, mas sim de como vai promover o seu produto.

Também é importante diferenciar promoção de marketing. A promoção é apenas mais um ponto a ser trabalhado.

Tem de procurar as melhores estratégias para promover os seus produtos e para conscientizar os clientes e possíveis clientes a ficarem apaixonados pela sua marca.

Para entender o que o seu cliente deseja, esteja sempre atento para fazer pesquisas de satisfação. Ela é a ferramenta certa para descobrir o que as pessoas pensam da sua empresa, obter feedback sobre o seu produto e atendimento.

Perguntas que podem ajudá-lo a encontrar a melhor forma de fazer a sua promoção:

  • Onde está o seu público? É mais fácil comunicar com ele por telemóvel? No rádio? Na TV? Ou enviando e-mails?
  • Em que momentos do ano encontra maior possibilidade de promover o seu produto? Existe alguma sazonalidade no seu mercado?
  • Existe alguma questão de ordem ambiental, religiosa, cultural ou de saúde que impede a promoção do seu produto em determinada época do ano ou para um determinado grupo de pessoas?

 

A importância dos 4 Ps do marketing

É um dos primeiros passos que pode definir ao criar o seu plano de marketing. As decisões que toma aqui afetam todo o seu planeamento, posicionamento de marca e segmentação de público.

E todos os 4 Ps se relacionam entre si. Entender isto é fundamental, pois mudanças provavelmente vão ocorrer no seu mercado, não importa qual seja, e a alteração do preço pode alterar completamente a sua promoção, a sua posição e o seu produto.

1) Clareza no seu plano de marketing

Quando os 4 Ps estão relacionados entre si, naturalmente toda a sua estratégia de marketing fica mais clara e objetiva. Um preço adequado para um produto que resolve as dores da audiência, numa posição de fácil acesso, vai facilitar a sua promoção.

2) Ajuda no desenvolvimento de novos produtos

Ao usar os 4 Ps do marketing para fazer a estratégia do seu atual produto, é muito comum que apareçam ideias para criar outros novos produtos. E esse novo produto vai ter um novo planeamento e 4 Ps diferentes.

3) Um mapa para melhorar o seu negócio

Os 4 Ps do marketing apontam para os pontos fortes e para as fragilidades da sua empresa. Muitas vezes ao analisar os 4 Ps, o empreendedor percebe, que a posição não está equilibrada com os outros três fatores.

4) Diferencia dos concorrentes

Ao fazer isso, sabe os pontos fortes e fracos deles, quais os pontos cegos, e onde pode ganhar território com mais facilidade.

5) Empresa dinâmica

Uma empresa bem preparada, está pronta para colher os frutos de um bom trabalho, mas também está preparada quando ocorre acontece o contrário. É necessário que a sua empresa esteja pronta para responder a qualquer tipo de cenário.

Embora a estratégia do marketing digital seja mais complexa, que exige maior esforço de criação, análise e mensuração dos resultados, ela tem tudo para ser mais assertiva.

Chegar ao público-alvo, conhecê-lo, identificar a linguagem a adotar, conversar com ele, criar um relacionamento e conduzi-lo até a venda. Este é o objetivo e, com os instrumentos ao seu dispor, tudo fica mais fácil.

 

Conclusão

Lembre-se que, no fundo, tudo se resume a resolver os problemas do seu consumidor. Adapte cada um destes 4 Ps para identificar, analisar e solucionar as dores do seu público.

É importante deixar claro que cada um destes 4 Ps altera a forma como o outro se comporta. Não adianta alterar a posição sem analisar como o preço, o produto e a promoção se vão comportar.

Posteriormente a sua marca irá criar fãs e seguidores. Quando chegar a hora, vai precisar de gerar leads para continuar a fortalecer o contacto com o público para converter outras vendas futuras.